A dica de hoje é para você aposentado, pensionista, servidor público ou qualquer beneficiário do INSS.
O mundo tecnológico trouxe, certamente, muitas vantagens como a economia de tempo, praticidade e eficiência, mas muitos perigos também surgiram deste avanço, isto pois a tecnologia é uma ferramenta e como tal tudo depende de quem a opera.
+
Tirando proveito dessas inovações golpistas têm agido dia e noite no interesse de enganar pessoas vulneráveis com as mais diversificadas modalidades de golpes por meio de engenharia social, este golpistas se utilizam de diversos conceitos científicos do marketing dentre outras áreas para induzir o interlocutor a cair em sua rede.
Então você deve estar pensando: "jamais cairia em um golpe desses que vejo nos jornais!"
Cuidado! o primeiro passo para cair em um golpe é a atitude presunçosa.
As maiores caracterísitcas que devemos guardar nestes momentos são a dúvida e a cautela, a dúvida ira te levar a buscar respostas e a cautela lhe protegerá de atitudes que podem comprometer não apenas a sua saúde financeira, mas também o bem-estar de sua família e seu.
Dada esta introdução podemo adentrar em alguns conselhos mais específicos que podem lhe salvar de um problemão $$$, vamos ver:
"Alguém entrou em contato comigo no whatsapp oferecendo empréstimo/ reconsignação/ compra da minha dívida."
Ah! e atenção a sites e banners falsos! as empresas oficiais raramente abusam de patrocínio em seus sites ou anúncios em geral, isso indica um site falso, como no caso abaixo onde a publicidade encaminha a pessoa para o whatsapp do falsário, que por sua vez consegue confundir a pessoa e achar que está pagando um dívida que possui, quando na verdade está dando dinheiro ao golpista.
Todo cuidado é pouco! mas em quaisquer casos, se ainda estiver com dúvida, e é saudável que esteja, uma vez que é uma decisão importante, é de fundametal importância procurar conversar um advogado especializado de sua confiança que poderá lhe dar a melhor orientação a respeito do que fazer neste caso. Lembre-se, previnir é melhor do que remediar, e na maioria dos casos sai muito mais barato.
Aqui foi dado um pequeno exemplo da miríade de golpes que exitem online, claro que existem mecanismos legais para auxiliar quem caiu em um golpe, por isso na dúvida, procure informações adequadas com um profissional da área jurídica!